Hospital Geral de Taipas

Central de Atendimento:

(11) 3973 0400

Av. Elisio Teixeira Leite, 6999 - Parada de Taipas

Busca

Por dentro dos Números

Por dentro dos números:

Com base no compromisso do HGT na transparência e na conscientização da população quanto a situação do covid19 no serviço e região, explicamos aqui cada um dos dados informados.

 

O que é Síndrome Respiratória Aguda Grave?

É o número casos de infecção respiratória aguda grave que iniciam o quadro a partir de uma gripe (tosse, coriza, desconforto na garganta)

 

O que significa número de notificações?

É o número de casos informados a Vigilância Epidemiológica que preencheram os critérios para Síndrome Respiratória Aguda Grave.

 

O que significa número de confirmados?

É o número de casos notificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave que tiveram resultado positivo para o novo coronavirus.

 

O que significa número de descartados?

É o número de casos notificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave que tiveram resultado do exame laboratorial negativo para o novo coronavirus.

 

O que significa número de suspeitos?

É o número de casos notificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave que aguardam resultado do exame laboratorial.

Os resultados podem ser positivos, ou seja, confirmam o diagnóstico de covid e serão somados ao número de confirmados numa próxima atualização ou podem ser negativos, isto é, serão descartados como casos de covid, e não serão mais considerados na próxima atualização.

Atenção: quando o resultado do exame vem negativo para covid, não significa que a pessoa não teve causa para a gripe ou que a pessoa não teve nada, significa que o causador da doença foi outro agente diferente do novo coronavirus, podendo ser outros vírus, como por exemplo, a influenza ou H1N1. 

 

O que significa isolamento domiciliar?

É o número de atendimentos no Pronto Socorro que foram orientados   quanto a necessidade de se manterem em casa em isolamento domiciliar. As pessoas atendidas foram orientadas quanto aos cuidados em casa e com seus familiares nestes 14 (quatorze) dias de isolamento para diminuir a chance de transmissão para outras pessoas.

 

O que significa internados?

Significa o número de pessoas que necessitaram de internação por quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave no serviço desde o início de notificações no HGT, eventualmente alguns casos podem já virem notificados de outros serviços.

 

O que significa altas?

Significa o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave que receberam alta para casa do hospital desde o início das notificações no HGT.

 

O que significa mortes?

Significa o número total de pessoas que faleceram por suspeita de covid.

São divididas em duas classes:

1)   Mortes confirmadas: que são as pessoas que o resultado do exame confirmam o diagnóstico de covid.

2)  Mortes suspeitas: são as pessoas que deram entrada com quadro suspeito para a síndrome respiratória aguda grave que faleceram e que não tem até o momento da atualização dos dados o resultado do exame.

       Qual o motivo para não ter o resultado do exame de uma pessoa que foi a óbito?

       Quando o exame não ficou pronto.

 

       Quais os motivos para o exame não estar pronto?

       São basicamente dois motivos:

      1- Quando a pessoa  dá entrada no serviço em óbito. O médico após conversar com a família, faz a hipótese diagnóstica de síndrome respiratória aguda grave, neste caso o material para o exame é coletado após a morte.

      2- Porque a pessoa dá entrada muito grave e apesar do material ter sido coletado antes do óbito não dá tempo do resultado do exame laboratorial ficar pronto antes da atualização dos dados. 

      Quanto tempo demora o resultado do exame laboratorial para covid?

      O exame fica pronto em até uma semana.

 

A partir de 29 de maio de 2020, com o objetivo de melhorar entendimento do público, simplificaremos os dados informados.

Passaremos a informar o número de mortes confirmadas, e não colocaremos o número de mortes suspeitas para evitar confusões, como aumento e principalmente diminuição de mortes totais. 

O número de mortes suspeitas causa alteração do número de mortes totais (subida, manutenção ou diminuição) já que após o resultado do exame estas mortes podem ser:

1)  somadas ao número de mortes confirmadas como covid quando o resultado é positivo para o novo coronavirus ou;

2) descartadas (diminuídas) do número de mortes suspeitas e do número de mortes totais por covid quando o resultado é negativo para novo coronavirus.

Ainda com foco no melhorar entendimento, retiraremos o número de casos descartados,suspeitos e isolamento domiciliar para deixar uma tela de fácil compreensão.

 

Não se esqueçam das orientações fundamentais sobre o uso de máscaras, da lavagem de mãos, do uso de álcool gel e do distanciamento social.

Juntos somos mais fortes!

Hospital Geral de Taipas. Todos os direitos reservados.

Input Center Informática